Observando o cumprimento da lei de carga e descarga na capital, regulamentada através do decreto nº 23.975 / 2013, a Superintendência de Transito de Salvador (Transalvador) realiza o monitoramento constante das áreas com restrição de parada de veículos. As localidades com maior incidência de carga e descarga em horário não permitido são Rua Carlos Gomes, avenidas Joana Angélica, Sete de Setembro e Vasco da Gama, além do Largo Terreiro de Jesus. Outros bairros como Comércio, Pituba e Itaigara também são destaques nessa irregularidade.

A infração, no entanto, é enquadrada como estacionamento irregular pela Transalvador. Este ano, o órgão notificou 27.641 mil veículos que pararam em local/horário de estacionamento e parada proibidos. Estes números foram contabilizados apenas no primeiro semestre de 2017. Comparados ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de quase 20%, já que foram constatados 23.235 mil veículos em situação irregular enquadrados nas infrações citadas no primeiro semestre de 2016.

De acordo com o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri, a fiscalização ocorre de maneira constante em toda a cidade. “Os agentes de trânsito, através de viaturas e vídeo, monitoram os veículos de grande e pequeno porte que fazem operação de carga e descarga em toda a cidade. É uma atividade rotineira e que leva em consideração todos os aspectos da legislação de trânsito. Não temos encontrado incidências tão graves nos últimos tempos”, pontuou.

De acordo a legislação, não são permitidas operações de carga e descarga de bens e mercadorias por veículos longos nas Zonas de Restrição de Carga e Descarga (ZRDC) no período das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, antes das 14h. Esta normativa considera veículos longos os que possuem mais de 6,5 metros de comprimento e 2x2 metros de largura. Veículos com as medidas inferiores podem realizar carga e descarga durante todo o dia, desde que sejam respeitadas as regras da sinalização de trânsito vigente no local. As áreas de restrição envolve, dentre outras áreas, bairros como Comércio, Pituba e Barra.

Educação para o trânsito - A Transalvador oferta aos profissionais do segmento de cargas pesadas um treinamento de atualização profissional gratuito. O treinamento aborda atitudes de segurança no trânsito e esclarece dúvidas sobre proibições e restrições de tráfego, entre outros temas. As empresas interessadas em solicitar este serviço para oferecer capacitação aos seus profissionais devem entrar em contato através do telefone (71) 3202-9163.