Prefeitura Municipal de Salvador

Milhares de atletas de elite e amadores se reunirão neste domingo (22) em um dos cartões postais de Salvador, o Farol da Barra, para a primeira edição da Maratona Cidade de Salvador. A expectativa da Prefeitura é reunir cerca de quatro mil corredores para o evento e, com o amadurecimento da prova nos próximos anos, tornar a corrida de rua o terceiro maior produto de Salvador, ficando atrás apenas do Carnaval e do Réveillon. O evento conta com percursos de 5km a 42km e, para isto, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informa que serão feitas modificações no trânsito para otimizar e ordenar a circulação de pedestres e veículos na extensão da Avenida Oceânica.

 
Entre o Largo do Farol da Barra até a curva da Paciência, o tráfego estará interditado, com os seguintes compartilhamentos, nos trechos entre o Largo do Lamarão e a Rua José Sátiro de Oliveira, Rua Morro do Escravo Miguel e a Avenida Adhemar de Barros, Travessa Bartholomeu de Gusmão, Rua da Paciência, sentido Itapuã, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Praça Colombo e Rua Odilon Santos, Rua Marquês de Monte Santo, Praça dos Jangadeiros, Av. Amaralina, Largo de Amaralina, Av. Octávio Mangabeira, até o Restaurante Cubanakan. Os veículos terão como opção de acesso as vias da Rua Eurycles de Matos, Av. Anita Garibaldi, Rua Adhemar de Barros, Rua N, Rua Professor Sabino Silva, Av. Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Marquês de Caravelas, Rua Miguel Bournier, Largo do Chame - Chame, Av. Centenário, Travessa Prudente de Moraes, Rua da Paciência, sentido Ondina.
 
Ainda no domingo, está proibido o estacionamento entre 4h e as 13h, na Avenida Oceânica, Rua da Paciência, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Praça Colombo, Largo da Mariquita, Rua Odilon Santos, Rua do Meio, Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rua Marquês de Monte Santo, Av. Amaralina, Av. Octávio Mangabeira. As áreas livres para o estacionamento no dia são a Rua Dias D’Ávila, a direita da Rua Afonso Celso, Rua Dom Marcos Teixeira, Rua Alfredo Magalhães, Rua Professor Lemos Brito, Travessa Marquês de Leão, Av. Almirante Marques de Leão, e à esquerda da Rua Marquês de Caravelas.
 
Transporte - Para que usuários do transporte público que vão participar da Maratona Salvador tenham o acesso ao evento facilitado, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) antecipou em uma hora a operação de cinco linhas de ônibus. A operação deverá iniciar às 4h da manhã. Além disso, durante a maratona, as linhas de ônibus que circulam pelo trecho terão seus itinerários modificados de acordo com as interdições da Transalvador. Confira a seguir as linhas de ônibus que terão o roteiro antecipado:
 

1051

Estação Mussurunga – Barra 1

0136-01

LB1 – Lapa –Chame-Chame

1052

Estação Mussurunga – Barra 2

1340

Estação Pirajá – Barra 1

1341

Estação Pirajá – Barra 2

 

Saúde - Corredores contarão com um esquema especial para atendimentos de saúde. Serão montados três postos de atendimento médico. Um deles ficará no início do percurso, na Barra, próximo ao farol, onde estará o pórtico de largada e chegada da Maratona. O segundo posto ficará no bairro do Rio Vermelho, próximo ao Teatro Sesi, onde estará marcando os retornos daqueles que correm os 10k e aqueles que correm por equipes. O último posto estará no Jardim de Alah, onde ocorrem os retornos dos corredores da Meia Maratona e da Maratona.
 
O evento contará ainda com seis ambulâncias com equipes paradas ao longo do percurso. Outra preocupação da organização da Maratona Cidade de Salvador foi com os pontos de hidratação para os corredores da competição. Ao longo do percurso, que vai da Barra ao Jardim de Alah, serão montados sete pontos estratégicos para a hidratação dos corredores: na região do largo do Farol da Barra; próximo ao Centro Espanhol; próximo ao Speed Lanches, em Ondina; em frente ao Teatro Sesi, no Rio Vermelho; na região da Fonte do Boi, também no Rio Vermelho; na região das Baianas de Amaralina; e o último próximo ao Habib’s da Pituba.