Em missão internacional na Colômbia, a equipe de gestores da Prefeitura Municipal participou, nesta sexta-feira (08), de reunião com o secretário de Mobilidade Urbana de Bogotá, Juan Pablo Bocarejo. Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, a presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, o superintendente de Trânsito (Transalvador), Fabrizzio Muller, e o gerente da Prefeitura-Bairro de Cajazeiras, Alan Muniz.

Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara, apresentou ao grupo o programa Salvador 360, desenvolvido para acelerar o crescimento econômico e social de Salvador. Na apresentação, foram destacadas as ações já implementadas pelo programa, como o Simplifica, primeiro eixo do Salvador 360, que tem o objetivo de transformar Salvador em uma cidade mais atrativa para investimentos. “O Salvador 360 tem mudado a cara de Salvador, transformando-a numa capital mais desenvolvida economicamente, com geração de emprego e renda para a população”, contou. “Nós já conseguimos realizar mais de 100 ações em menos de um ano, e nossa meta é concluir as 360 ações planejadas para a cidade até 2020”, concluiu.

Já o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, apresentou os resultados obtidos pelo órgão na redução de mortes no trânsito nos últimos anos. De acordo com Muller, Bocarejo ficou impressionado com os resultados alcançados na capital baiana, que já chegam a quase 60% de redução de acidentes fatais em menos de 10 anos. “Eles têm trabalhado fortemente com a questão da segurança viária, e para eles isso também é uma meta muito importante”, contou. O projeto do BRT para a cidade de Salvador também foi apresentado pelo superintendente durante o encontro. “Eles já têm uma larga experiência na operação do BRT, que é um projeto de grande sucesso em Bogotá”, afirmou Muller. O TransMilenio – como é chamado do BRT local – transformou o transporte público na cidade, e colocou Bogotá entre as referências em mobilidade urbana. “Após a reunião, ficou estabelecido que seguiremos num acordo de cooperação técnica para uma troca de experiências das práticas que estão sendo utilizadas nas duas cidades, assim como para a operação do BRT em Salvador”, contou Muller.

Juan Pablo Bocarejo é engenheiro civil e professor da Universidade de Los Andes, e está como secretário de Mobilidade de Bogotá desde 2016. Desde que assumiu a função, Bocarejo foi responsável pela elaboração de um Plano de Segurança Viária em Bogotá, e iniciou um programa de gerenciamento de velocidades em toda a cidade. Além disso, o secretário é um grande incentivador do uso da bicicleta e da integração dos meios de transporte público, transformando Bogotá num exemplo de integração entre modais de transporte.

Visita Técnica – Os gestores estão em visita técnica à Colômbia desde o início da semana, com o objetivo de conhecer soluções para os mais diversos problemas urbanos, além de trocar experiências sobre projetos para melhoria da qualidade de vida do soteropolitano. A missão internacional teve início na terça-feira (05), em Medellín, com uma com visita à Agência de Cooperação Internacional (ACI), para conhecer as estratégias municipais para promoção global e atração de novos investimentos. Durante a semana, também visitaram a Secretaria de Mobilidade de Medellín, além de realizarem visitas às comunidades locais.

Para o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, este tipo de intercâmbio de experiências é de grande relevância para conhecer soluções para os problemas em nossa cidade. “Estamos aqui para conhecer soluções que deram certo para problemas semelhantes e buscar a melhor forma de implementa-las em Salvador”, contou.