A 10ª edição do Concurso de Desenhos Infantis promovida pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) já tem os seus vencedores. A seleção ocorreu por grupo escolar. Com apenas 5 anos, a pequena Amanda Cecília Santos Santana, aluna do Colégio Augusto Comte, conseguiu se destacar no grupo Educação Infantil. A autora do desenho que impressionou os jurados no grupo do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental foi a estudante da Escola Municipal José Calazans B. da Silva, do bairro de Santa Cruz, Heloísa dos Santos de Araújo, de 7 anos.

Já no grupo do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, aconteceu algo inédito. Não apenas um, mas dois desenhos conquistaram a comissão avaliadora. Pâmela Suelem de Jesus Silva, de 12 anos, da Escolab, em Coutos, e Daniele Esmeralda Santos de Lima, de 10 anos, estudante da Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, no Acupe de Brotas, completam o quadro dos premiados desta edição.

As estudantes serão premiadas em uma cerimônia com a participação das escolas e autoridades. Além de receberem seus prêmios, uma bicicleta para cada, elas ganharão uma medalha da autarquia municipal. A data e o local da premiação serão divulgados em breve.

“Ficamos muito contentes com as participações das escolas e dos estudantes. Pudemos perceber que desde as idades iniciais as crianças já têm a noção da importância dos comportamentos responsáveis no trânsito. Investir em educação é nosso compromisso para prevenirmos ocorrências indesejadas nas vias da cidade”, diz o superintendente de trânsito de Salvador, Decio Martins.

A seleção das obras foi feita por uma comissão julgadora levando em consideração critérios como técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema. Os desenhos premiados poderão ser incluídos em publicações diversas da Transalvador.

Ao longo desses dez anos, cerca de 20 mil estudantes, de diversas idades, participaram do Concurso, que visa conscientizar sobre práticas responsáveis no trânsito desde as primeiras idades. “Este Concurso é resultado de diversas ações educativas realizadas pela Transalvador durante todo o ano. As obras que analisamos materializam tudo que os pequenos aprenderam e retratam competências e habilidades importantes, não somente de educação para o trânsito, mas também de educação para a vida”, explica Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador.

Por mais um ano, a 10ª Edição do Concurso de Desenhos conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária, entidade internacional parceira da Prefeitura de Salvador na promoção de estratégias para o trânsito mais seguro.