Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS
Luzes de 111 velas se juntaram à iluminação do Farol da Barra na noite desta sexta-feira (17). A ação especial representa o número de pessoas mortas no trânsito da capital baiana em todo ano passado. A iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), é em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, que acontece no próximo domingo (19).
Em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (Bigrs), este é o quarto ano que Salvador se junta a outras cidades do mundo para lembrar as vidas perdidas e pessoas feridas por conta de sinistros no trânsito. O painel com as velas de lâmpadas de LED, que ficou exposto no largo do Farol da Barra, também ajudou a conscientizar a população sobre a importância de ser prudente e responsável, para a redução de sinistros fatais.
“Este monumento serve para nos recordar cada vida perdida no trânsito no ano de 2022. Percebemos que Salvador vem reduzindo o número de vítimas fatais em decorrência de acidentes, mas devemos sempre lembrar que todo acidente é evitável com a adoção de condutas responsáveis, e nenhuma morte é aceitável.”, afirma Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.
David Pimenta, que caminhava pela Barra, parou para ver o monumento iluminado e destacou a importância de ações como esta para conscientizar sobre condutas corretas no trânsito. "Sempre bom essas campanhas até porque hoje o trânsito do Brasil é um dos que mais mata. A gente tem que estar sempre fazendo a nossa parte, usando cinto de segurança, utilizando a velolciadde adequadda. São fatores determinantes para que possamos reduzir esse número elevado de vítimas no trânsito", diz.
Mais vidas preservadas - Em todo ano de 2022, 3.411 pessoas ficaram feridas em acidentes na cidade. Apesar dos números ainda alarmantes, a capital baiana tem reduzido significativamente o índice de sinistros de trânsito nos últimos anos. Há dez anos, em 2012, foram registradas 247 mortes e 6.962 feridos em decorrência de sinistros no trânsito soteropolitano.
Nesse período, os números de ocorrências indesejadas vêm diminuindo a cada ano. Isso fez com que Salvador se destacasse como uma das cidades do mundo que superaram a meta da Organização das Nações Unidades (ONU), para redução de 50 por cento de mortes no trânsito, entre 2011 e 2020.
Salvador foi a primeira cidade do Brasil a assinar uma carta de compromisso com a ONU, com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, até 2030. “Para avançar ainda mais, continuaremos investindo em fiscalização, melhorias viárias e ações educativas. Aliado a isso, manteremos o esforço conjunto com outros órgãos e entidades para, juntos à população, fazermos mantermos Salvador dentre as cidades que mais preservam vidas no trânsito”, explica Martins.
A Iniciativa Bloomberg é um dos parceiros que apoiam a Transalvador no desafio da promoção da segurança viária na cidade. A entidade internacional apoia a Transalvador deste a primeira ação realizada na cidade em lembrança às vítimas de acidentes de trânsito, em 2020. Fernando Coelho, Coordenador Executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) em Salvador, destaca a importância de iniciativas como estas."Em 2022, alcançamos o menor índice registrado na série histórica das estatísticas de fatalidades no trânsito de Salvador. Isso se deve ao empenho da Transalvador em embasar suas ações em dados concretos. A abordagem sistemática para monitorar pontos críticos e analisar todas as dinâmicas nas vias da cidade tem viabilizado a sugestão e implementação de medidas que contribuem significativamente para aprimorar a segurança viária dos soteropolitanos", explica o coordenador.