Mobilidade de um novo tempo

A criação de uma Superintendência que abrigue numa mesma estrutura as áreas de trânsito e transporte de Salvador obedecem as duas imposições da atual realidade da capital baiana. A primeira, a necessidade de racionalizar ao máximo os custos da administração municipal, de modo que os recursos disponíveis sejam aplicados com o mínimo dispêndio e os melhores resultados possíveis em prol da qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Ao lado disso, mostra-se também cada vez mais premente a necessidade de planejar e executar ações de forma orgânica, levando as áreas de trânsito e de transporte a interagir em todas as fases de sua atividade. Trata-se, de fato, de duas áreas não apenas afins, mas até mesmo indissociáveis: não é possível realizar um bom planejamento de transporte sem levar em conta as complexidades do trânsito, tendo o risco de perder todo o esforço encetado ou, o que é pior, agravar os problemas que se pretendia resolver.

Numa cidade como Salvador, com quase três milhões de habitantes e uma topografia bastante peculiar, torna-se ainda mais importante um bom planejamento neste setor; ainda mais que, nas últimas décadas, foi aberto um número insignificante de novas vias, enquanto o volume de veículos mais do que duplicou, com as implicações no trânsito que todos conhecemos.

Por isso mesmo, a Transalvador deverá dedicar atenção especial ao transporte coletivo, num incessante esforço para melhorá-lo mais e mais. A meta é dotar a capital baiana de um transporte público de qualidade, que ofereça condições de mobilidade iguais para toda a população, com eficiência, conforto e modicidade. Só assim conseguiremos reduzir o número de veículos particulares nas ruas, melhorando a trafegabilidade e até mesmo a qualidade do ar.

Estamos certos de que essa meta, que reconhecemos ambiciosa, mas não impossível de alcançar, será atingida mais facilmente com a interação total das áreas de transporte e trânsito. Atuando de forma orgânica e ágil, a Transalvador veio para atender a uma exigência cada vez mais premente - a de dar uma resposta eficaz à necessidade de mobilidade da população nesses novos tempos.

Missão

Garantir mobilidade urbana à população, através do trânsito e do serviço de transporte público, com segurança e qualidade.

Visão

Referência na gestão de trânsito e de transporte público.